Arthur C. Clarke

A Cidade e as Estrelas

Tradutor: Donaldson Garschagen

Título original em inglês:

THE CITY AND THE STARS

Arthur C. Clarke, 1956

EDITORA NOVA FRONTEIRA S.A.

Rio de Janeiro — 1979


Estamos a mais de um milhão de anos no futuro. Por que ninguém mais se lembra dos outros seres inteligentes que o homem viu no Universo? O computador, que domina os segredos do espaço e do tempo, talvez saiba a resposta. É ele que mantém a última cidade sobre a Terra e a povoa com seres humanos nascidos em provetas. Mas por que ele permitiu o nascimento de um homem sem medo do desconhecido? Por que ele permitiu que só esse homem descobrisse o fantástico destino do Universo?

Arthur C. Clarke

Arthur Charles Clarke nasceu na Inglaterra em 1917. Aos 20 anos, lançou uma revista de ficção científica, a Novae Terrae, publicando contos que antecipavam o futuro (descreveu a chegada do homem à Lua imaginando técnicas parecidas com as que seriam usadas décadas depois). Durante a Segunda Guerra Mundial trabalhou como radiotécnico na Força Aérea Britânica, aperfeiçoando um sistema de radar que foi muito útil aos Aliados. Em 1945, publicou um texto que antecipava em mais de 20 anos a comunicação via satélite. Depois da Guerra, formou-se em Física e Matemática, ganhando a vida como editor-assistente da revista Science Abstracts. Em 1951 publicou seu primeiro romance de ficção científica, As Areias de Marte. Depois de passar algum tempo casado com a norte-americana

Marilyn Mayfield (de quem se divorciou em 1964), mudou-se para o Sri Lanka (antigo Ceilão), uma ilha nas costas da índia. Vive com uma família amiga (um mergulhador, ex-pugilista, sua esposa e filhos), cercado de avançadíssima tecnologia (computadores, barcos que andam sobre água e sobre terra com auxílio de colchões de ar, etc).



1 из 265